© 2017 por Le Rouge 80

Benefícios da Sauna

A sauna é uma técnica tão antiga quanto os egípcios. Assim como eles, os fenícios, os chineses e os árabes também já conheciam a técnica do banho de vapor.

 

Os resultados do banho de vapor vão desde curar a ressaca, reduzir a insônia e o estresse, combater a artrite e o reumatismo e aliviar a sinusite, até renovar o aspecto da pele, eliminando cravos e espinhas e evitando a flacidez e o envelhecimento precoce.

 

Os benefícios físicos do banho de sauna têm sido objeto de muitos estudos médicos, segundo os quais o intenso calor provoca uma "febre artificial", importante no processo de reabilitação em casos de atrofias musculares, desbacterização e assepsia.

 

A aceleração do pulso produz um fluxo sangüíneo desde os órgãos internos até a pele, exercitando e fortalecendo as glândulas, os vasos capilares e os nervos.

 

Após o banho de vapor, a súbita imersão em água fria e a rápida alternância entre o frio e o calor revertem a corrente sangüínea para o interior do organismo, condicionando e fortalecendo o sistema cardiovascular.

 

Isso faz esse sistema trabalhar com a máxima eficiência por vários dias.

Veja alguns dos benefícios que o saudável hábito do banho de sauna poderá proporcionar a você:

  • Fortalece a circulação sanguínea

  • Alivia dores reumáticas e de coluna

  • Combate o estresse e a hipertensão

  • Hidrata a pele e desobstrui os poros

  • Relaxa a musculatura e facilita o sono

  • Ajuda a prevenir a celulite e a flacidez

  • Limpa e desobstrui as vias respiratórias

  • Proporciona agradável sensação de bem-estar

  • Desintoxica e expulsa as impurezas do organismo

  • Combate doenças do sistema respiratório (bronquite, gripe, resfriado, sinusite, etc.)

Algumas dicas para quando você for fazer um banho de sauna:

 

Barbear-se... Com uma lâmina de barbear comum após ter transpirado bastante e estando coberto por suor proporciona um barbear incrivelmente suave e uma pele macia mesmo sem o uso de gel ou espuma de barbear.

 

Alívio de resfriados... Alívio temporário de nariz entupido ou peito congestionado pode ser obtido com o banho de vapor. Simplesmente adicione algumas gotas de óleo de eucalipto (uma substância natural) na água a ser vaporizada. O vapor aromatizado dessa forma ajudará a descongestionar as vias respiratórias, que responderão favoravelmente com uma respiração livre e desimpedida.

Socializar-se... Compartilhar uma sessão de sauna com um amigo ou uma pessoa querida pode ser uma boa maneira de se gastar uma meia hora em uma agradável e relaxada conversa.

 

Limpeza profunda da pele... Devido ao ciclo de abertura e fechamento dos poros durante as fases de transpiração e banho de água fria, a sauna auxilia a limpá-los profunda e meticulosamente.

 

Melhores resultados com cremes cosméticos... Como após a sessão de sauna, os poros estão bem abertos e a pele hidratada, a aplicação de cremes cosméticos ou rejuvenescedores tem maiores chances de apresentar resultados melhores e mais rápidos.

 

A absorção de cremes capilares também é facilitada com o calor e o vapor.

 

Durante o inverno... a sauna pode proporcionar um alívio nos dias mais frios, aquecendo o corpo e preparando-o para uma cama acolhedora e um sono repousante.